Com a crise trazida pela pandemia, muitas pessoas se questionam se é seguro investir em imóveis nesse momento. A resposta é: depende. Afinal, é preciso encontrar um imóvel que se caracterize como um investimento, para poder, então, tornar essa uma opção rentável.
Quando comparamos o investimento em imóveis com outros tipos, como a caderneta de poupança ou as ações, vemos que eles são alternativas mais seguras. Isso porque, independentemente do cenário econômico, todas as pessoas precisam de um lugar para morar, trabalhar e inúmeras outras atividades, às quais demandam por imóveis para ocorrerem.
E, se formos pensar em instabilidade política, como quebra de banco e congelamento de bens pelos governos, os imóveis acabam sendo imunes a tudo isso – por isso são consideradas opções de investimento mais seguras.
Quer entender melhor se vale a pena investir em imóveis neste momento? Siga conosco!
Quando o imóvel é realmente um investimento?
Primeiro, é preciso entender que, quando falamos em investimento em imóveis, não estamos considerando aqueles bens que compramos para nossa própria moradia.
Pois, neste caso, precisamos lidar com todos os gastos típicos para manutenção de uma casa, o que faz com que ela não funcione como uma fonte de receita, ainda que se valorize com o passar do tempo.
Então, podemos entender que, investir em imóvel significa comprar um bem destinado ao aluguel para terceiros ou à revenda, fazendo renda com esse investimento. Assim, ele tem o objetivo de lhe dar lucros e não gastos.
Momento
A crise é um bom momento para comprar imóveis para investir. Especialmente agora, com a taxa Selic mais baixa. Isso significa mais facilidade para financiamentos e compras parceladas.
Além disso, como muitas pessoas estão endividadas, você poderá encontrar boas opções de imóveis a preços mais baixos, tornando esse um ótimo momento para investir.
As construtoras também estão “liquidando” alguns empreendimentos, como apartamentos, terrenos ou lotes que “sobraram” e por isso estão com preços mais baixos e condições especiais. Se você tem algum dinheiro para negociar o pagamento à vista, poderá conseguir descontos ainda mais interessantes.
Localização
Outro ponto importante na hora de escolher o imóvel como investimento é a localização. Ela deve ser interessante, fazendo com que as pessoas desejem residir no imóvel que você possui.
Avalie como é o bairro, a infraestrutura presente, possibilidade de expansão e crescimento, obras previstas para a área, presença de comércio, serviços e itens de lazer, perfil dos moradores, trânsito, facilidade de acesso, policiamento, entre outros.
Quanto melhor localizado for o imóvel, mais caro você poderá pedir no aluguel ou maiores as chances de valorização, pensando na revenda posterior.
Diferenciais
Além da localização, é importante que o imóvel seja atrativo e compatível com o público que você deseja atrair. Se a ideia é comprar um imóvel para locá-lo a estudantes, opte por um que esteja próximo das faculdades e que conte com plantas menores, condomínios mais bem equipados e alguns móveis planejados.
Caso esteja pensando em locar ou revender o imóvel para casais ou famílias jovens, prefira imóveis com metragens maiores, em bairros familiares, com segurança, próximo de escolas e com área de lazer para as crianças brincarem, além de bons acabamentos e móveis planejados, por exemplo, ou plantas modernas.
Tudo isso ajuda a valorizar o seu imóvel, diferenciando-o da concorrência e permitindo que você peça valores de aluguel ou de venda superiores.
Oportunidades
Para investir em imóveis, é importante sempre ficar de olho nas oportunidades. Como investidor, você deve manter o costume de acompanhar o crescimento da sua cidade.
Por exemplo, pode ser que você fique sabendo que uma nova indústria irá começar a atuar em determinado bairro. Uma ideia é comprar um terreno ou uma casa nessa região e ganhar dinheiro com a alta demanda que irá se transferir para a área.
Além de imóveis, você pode pensar também em adquirir grandes terrenos em áreas estratégicas de crescimento da cidade. Pois, com o tempo, eles podem ser visados por empreiteiras, para a criação de condomínios – e você poderá lucrar bastante com essa negociação.
Por que investir em imóveis?
Ainda não está convencido de que investir em imóveis em tempos de crise é uma boa ideia? Veja as vantagens dessa prática.
Proteção contra a inflação
A inflação é uma velha conhecida dos brasileiros. O que comprávamos meses atrás com o mesmo dinheiro, hoje já não é possível. Afinal, continuamente os preços estão aumentando, fazendo com que percamos poder de compra.
Um imóvel alugado é uma renda protegida contra a inflação, pois os contratos de aluguel são tradicionalmente reajustados pelo INCC ou pelo IGP-M, dois índices atrelados à inflação. Então, a cada ano, o valor pago pelo inquilino será corrigido de acordo com a inflação.
Valorização crescente
Com o crescimento das cidades e da demanda, os imóveis costumam ter uma valorização crescente. Quanto mais bem localizado, maior será essa valorização.
Isso significa que, ao investir em imóveis, dificilmente você perderá dinheiro. Porque o imóvel comprado hoje, estará muito mais caro dentro de alguns anos – e você poderá ganhar dinheiro com a revenda.
Demanda contínua
Independentemente de estarmos vivenciando uma crise ou não, as pessoas sempre demandam por imóveis, para viver, para abrir novos comércios, para trabalharem, enfim.
Isso significa que, mesmo com as crises, sempre haverá demanda para aluguéis ou para compra de imóveis, tornando esse um investimento seguro.
Os imóveis também têm maior proteção contra alterações políticas e econômicas, que podem fazer o preço de ações despencarem, os governos confiscarem poupanças, congelarem investimentos e outras ações arbitrárias. Depois de tantas eras de insegurança no nosso país, o brasileiro percebeu que investir em imóveis é uma das opções mais seguras contra as instabilidades políticas e econômicas.
Formação do patrimônio familiar
Um imóvel também pode se configurar como uma proteção para o futuro dos seus filhos. Afinal, mesmo após o seu falecimento, eles poderão continuar alugando o imóvel e tendo uma renda extra.
Isso também é válido para as aposentadorias. Ou seja, quando você se aposentar, poderá complementar a sua renda com os aluguéis, caso conte com imóveis como investimentos, tendo todos os meses uma renda a mais.
Viu só como investir em imóveis é uma boa ideia mesmo em épocas de crise? Mas para escolher os imóveis certos, é fundamental ter um conhecimento profundo da cidade, dos bairros vetores de crescimento e de todos os detalhes desse mercado.
Por isso, na hora de investir em imóveis, sempre conte com uma assessoria especializada. Entre em contato e saiba como podemos ajudá-lo!
Desde que iniciou suas atividades, a Jorge Paiva Imóveis vem trazendo inovações para o mercado imobiliário. Focada na qualidade de atendimento e serviços prestados, possui uma equipe de profissionais treinados e capacitados para um atendimento honesto, eficaz e transparente.