O consórcio imobiliário aparece como uma forma de aproximar os brasileiros do seu sonho de conquistar a casa própria, reformar o lar ou de até mesmo adquirir um terreno.
Por ser mais barato do que um financiamento convencional e não possuir taxa de juros, é um método bastante interessante e com ótimo custo-benefício para transformar em realidade a vontade de ter um imóvel só seu.
Se você quer entender melhor o que é consórcio imobiliário, como funciona o autofinanciamento ou qual o melhor para a sua realidade financeira, fique conosco até o final.
O consórcio imobiliário, basicamente, é formado por um grupo de pessoas que busca ter o seu próprio imóvel e, para chegar lá, junta dinheiro todos os meses de forma coletiva.
O que acontece é a criação de uma poupança em comum, onde cada consorciado assume a responsabilidade de pagar todos os meses parcelas com o valor combinado.
De modo geral, o funcionamento do consórcio imobiliário é o mesmo de outras espécies de consórcio. Em cada mês, é realizado um sorteio entre os integrantes e um deles é contemplado com a quantia arrecadada, podendo finalmente comprar o imóvel à vista.
Quem assume o compromisso de estruturar e fazer a gestão dos grupos de interessados é a empresa administradora de consórcios, organizando cada um conforme o valor de crédito desejado.
Ainda, existe um tempo de duração estipulado para cada grupo. Em média, os consórcios imobiliários têm vigência de 15 anos, o que significa que a sua contemplação acontecerá em algum desses anos.
Algo que chama bastante a atenção para o consórcio imobiliário é o fato de não existirem juros, tendo apenas uma taxa de administração, seguro de vida e, por vezes, fundo de reserva.
Se você ainda não tiver sido sorteado, há também a possibilidade de ser contemplado por meio de lances.
Assim, para ter a chance de conseguir a carta de crédito através dessa modalidade do consórcio imobiliário, é necessário realizar um adiantamento do pagamento.
Nesse caso, o participante oferece uma porcentagem do valor total para quitar a dívida e se nenhum outro consorciado estiver disposto a cobrir o lance, ele consegue o dinheiro da poupança em comum.
São muitas as atividades desempenhadas pelas empresas administradoras como, por exemplo, a responsabilidade de gerenciar a aplicação dos valores recolhidos, comercializar as cotas, dirigir as assembleias e ter uma boa comunicação com os participantes.
Também é válido alertar que, durante o processo de busca por uma administradora, é importante optar por empresas com credibilidade, ou seja, que estão devidamente regulamentadas pelo Banco Central do Brasil (BCB).
Como você viu anteriormente, o que aparece nos custos do consórcio imobiliário é:
O fundo comum nada mais é do que o valor das parcelas arrecadas todo mês, tendo sido pagas por cada um dos consorciados.
O objetivo da taxa de administração é justamente garantir que todos os serviços fornecidos pela administradora do consórcio imobiliário sejam remunerados, variando de 16 a 18%.
O seguro de vida é uma forma de garantia em caso de morte ou invalidez total, dando a certeza de que as parcelas serão pagas mesmo diante de um imprevisto mais sério.
O fundo de reserva foi pensado para assegurar que os participantes do consórcio imobiliário não fiquem em desvantagem frente a qualquer insuficiência do fundo comum.
O consórcio imobiliário mais indicado para você é aquele que condiz com a sua renda financeira e com o seu orçamento pessoal.
É preciso considerar qual é a taxa de administração que garante o custo mais econômico para o seu bolso, bem como se os outros custos adicionais fazem sentido para o seu perfil.
Antes de adquirir a sua cota, existe também outro ponto que vale a sua atenção. O tempo de duração do grupo é um aspecto importante do consórcio imobiliário, por isso, você deve analisar se ele se encaixa nos seus planos a médio e a longo prazo.
Ao participar de um consórcio imobiliário existem alguns deveres para os participantes, tais como:
A falta de pagamento das parcelas pode impedir que você seja contemplado. Por isso, em caso de inadimplência é indispensável pagar o que está atrasado e se desfazer das dívidas o mais rápido possível.
Se você tiver um problema financeiro maior do que o esperado e não conseguir cobrir as parcelas anteriores, é importante deixar claro para a administradora e negociar a sua dívida.
Os seus dados principais devem estar sempre atualizados, garantindo que o consórcio imobiliário não tenha problemas para entrar em contato com você.
Quando você participa de um consórcio imobiliário, a carta de crédito deve ser utilizada apenas para a compra de um imóvel, reforma ou aquisição de um terreno.
Agora que descobriu como funciona o consórcio imobiliário, já sabe se essa é a melhor opção para você? Leia os conteúdos do nosso blog e entenda tudo sobre o mercado imobiliário!
Desde que iniciou suas atividades, a Jorge Paiva Imóveis vem trazendo inovações para o mercado imobiliário. Focada na qualidade de atendimento e serviços prestados, possui uma equipe de profissionais treinados e capacitados para um atendimento honesto, eficaz e transparente.