A automação residencial, ou casa inteligente, está cada vez mais em alta. Afinal, nada melhor do que contar com a tecnologia para tornar nossa vida e rotina muito mais simples.
Com a tecnologia certa, você consegue controlar, à distância, vários pontos da sua casa, como a iluminação, a abertura ou fechamento de cortinas, as fechaduras e vários outros detalhes. Quer saber mais e descobrir como levar isso para a sua residência? Siga conosco!
A automação residencial é o uso de um conjunto de tecnologias capazes de automatizar diversas tarefas que antes dependiam dos moradores para serem realizadas.
Usando sistemas conectados à internet, é possível ter uma casa inteligente. Assim, por meio do seu celular ou tablet, você será capaz de controlar, à distância, o funcionamento de diferentes equipamentos.
Por exemplo, ligar o ar condicionado antes de chegar em casa, para encontrar o ambiente fresco, acender ou apagar as luzes, controlar as fechaduras e muitos outros pontos.
Para que o sistema se torne realidade, é preciso que os aparelhos tenham conectividade elétrica, haja uma rede de internet em casa e você conte com um dispositivo inteligente, que coletará e trocará as informações, por exemplo a Alexa. Além da rede Wi-Fi, também é possível o uso do Bluetooth.
O controle do sistema é feito de várias formas. O uso do celular ou de um tablet é o mais comum. Porém, também é possível utilizar teclados de parede, interface web, displays touch screen e dispositivos por comando de voz.
O custo é muito variável, já que depende de quantos equipamentos serão automatizados e das tecnologias empregadas. Uma instalação mais simples, por exemplo, pode custar em torno de R$ 3mil.
Já um pacote completo incluindo luzes, ar-condicionado, cortinas, sistema de som, TV e circuito interno de câmeras pode chegar em torno dos R$ 15 mil.
Vários equipamentos em casa podem ser automatizados, como:
Iluminação: você pode personalizar o ambiente controlando as luzes para usá-las de modo mais eficiente, economizando energia. É possível acender ou apagar as luzes à distância e definir diferentes padrões de iluminação, dependendo do uso.
Controle de acesso: é possível monitorar quem entra e sai de determinado local da sua casa e também incluir fechaduras eletrônicas inteligentes, com biometria ou reconhecimento facial.
Sistema de som: é possível incluir som ambiente em todos os cômodos da casa e controlar o volume por ambiente à distância.
Irrigação de jardim: os sensores de umidade do solo e temporizadores permitem que a irrigação seja feita de forma automática, mantendo as condições ideais para suas plantas.
Segurança: você consegue visualizar as imagens das câmeras de segurança por apps ou pela internet e configurar a automação nos sensores de fumaça, sprinklers e de comunicação direta com a polícia ou empresa privada de segurança.
Cortinas e janelas: por meio de sensores de luz integrados ao sistema de iluminação, é possível aproveitar o máximo da luz natural e evitar acender as luzes em momentos desnecessários, reduzindo os gastos com energia elétrica.
Ar-condicionado e aquecedor: é possível programar para que esses aparelhos comecem a funcionar antes de você chegar em casa, garantindo um ambiente agradável.
Além desses, existem muitos outros produtos inteligentes e soluções que você poderá incluir na sua casa inteligente, como: aspirador robô, chuveiros inteligentes, medidor da qualidade do ar, espelho inteligente, pet care (com câmeras para visualizar seus pets), aquecimento de pisos, lareiras etc.
Agora que você já entendeu o que é automação residencial, deve ter notado que ela apresenta uma série de vantagens, não é mesmo? Vamos ver as principais em detalhes.
A segurança é, sem dúvida, um dos principais ganhos da automação residencial. Isso porque, mesmo à distância, você consegue controlar tudo o que acontece na sua casa, acompanhando pelas câmeras e também identificando quem teve acesso à residência.
Além disso, com as fechaduras eletrônicas apenas pessoas autorizadas conseguem ter acesso a sua casa e você recebe notificações sempre que algo suspeito acontecer.
Se você vive com pessoas idosas ou pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, a automação residencial é muito interessante. Isso porque essas ferramentas ajudam a melhorar a acessibilidade e a segurança dessas pessoas em casa.
É possível acompanhar os idosos mesmo estando à distância, interferindo ou chamando ajuda caso algum acidente aconteça. Para as pessoas com deficiência, é possível controlar vários pontos de casa apenas por comandos de voz.
Você pode ligar o ar-condicionado da sua casa antes mesmo de chegar nela. Controlar a iluminação e até o som por comando de voz. Contar com diferentes tipos de iluminação para cada uso que você fará dos ambientes.
Tudo isso traz muito mais praticidade e comodidade – e ajuda a transformar o seu lar, de acordo com as suas necessidades e exigências para o momento, aumentando o bem-estar e o conforto de toda a família.
A automação residencial também contribui para a sustentabilidade e para a economia. Você consegue, por exemplo, programar a abertura das cortinas, de modo a absorver melhor a iluminação natural – e usar menos as lâmpadas.
E também é possível controlar, mesmo à distância, a iluminação da casa, evitando deixar lâmpadas acesas sem necessidade. Tudo isso ajuda a usar melhor os recursos naturais e, claro, a economizar com a conta de energia elétrica no fim do mês.
Outra possibilidade é usar medidores de consumo de energia inteligentes, que conseguem otimizar o uso da energia em toda a casa, evitando que você extrapole seu orçamento.
Vários equipamentos podem ser automatizados de uma só vez – programando a sua casa para as atividades e tarefas que você deseja realizar.
Por exemplo, você pode programar para selecionar a função “série” na sua automação. Ao selecioná-la, o home theater será ligado, a persiana fechada, a luz apagada e o ambiente será climatizado na temperatura indicada para aquele momento.
Além de todos esses benefícios, uma casa com automação residencial também acaba se tornando extremamente valorizada no mercado.
Se você deseja comprar, alugar ou vender imóveis, a Jorge Paiva é a parceira ideal, sempre atenta às novidades do mercado e com várias opções para diferentes públicos. Acesse o nosso site e confira os imóveis disponíveis!
Desde que iniciou suas atividades, a Jorge Paiva Imóveis vem trazendo inovações para o mercado imobiliário. Focada na qualidade de atendimento e serviços prestados, possui uma equipe de profissionais treinados e capacitados para um atendimento honesto, eficaz e transparente.