Sentir que encontrou o lugar perfeito para iniciar uma nova etapa da vida é incrível, mas reunir todos os documentos para locação de imóvel pode ser um momento de muitas dúvidas.
É comum que as pessoas não saibam por onde começar a organizar toda a documentação, o que torna o processo mais cansativo, suscetível a erros e a falta de agilidade é capaz de fazer com que percam a chance de fechar o negócio.
Como queremos evitar qualquer tipo de dor de cabeça e tornar o processo mais fácil para você, selecionamos todos os documentos para locação de imóvel que precisam ser entregues, assim como trouxemos informações adicionais para casos específicos. Aproveite a leitura!
Depois de achar uma propriedade que tem tudo a ver com você e ter a certeza de que quer se mudar para ela, é necessário entregar uma série de documentos para locação do imóvel, a fim de garantir a segurança de ambos os envolvidos na negociação. Confira a seguir!
É indispensável que você entregue uma cópia de um documento oficial de identificação com foto. Atualmente, pode optar entre apresentar o documento de identidade ou a carteira de habilitação, sendo que nestes documentos deve constar o CPF colocado no contrato de locação.
O comprovante de renda do locatário é de extrema importância para a imobiliária, isso porque ele serve para comprovar que o interessado no imóvel conseguirá cobrir as despesas do aluguel.
Dessa forma, são solicitados documentos como holerite ou decore, carteira de trabalho, extrato bancário ou declaração de imposto de renda.
Vale a pena lembrar que o comprovante de rendimento deve ser superior a três vezes o valor do aluguel líquido, também podendo ser aceita uma renda composta.
Na hora de separar esses papéis, fique atento à validade dos documentos para locação de imóvel a serem entregues, visto que eles devem ser referentes aos últimos três meses.
Este é mais um dos documentos para locação de imóvel que pode ser solicitado. Caso a imobiliária peça a sua certidão de estado civil, é necessário apresentar o documento atualizado, sobretudo, uma versão retirada nos últimos 90 dias.
Durante o processo de locação, é fundamental pagar o seguro contra incêndio e a taxa de contrato, visto que servem para garantir a segurança e a proteção tanto do locador quanto do locatário.
Já no caso da locação em nome de uma empresa, isto é, da pessoa jurídica, os seguintes documentos devem ser apresentados para que seja elaborado o contrato:
Contrato social (atualizado);
CNPJ (CGC) e da Insc. Estadual;
Documentos dos sócios;
Comprovante de endereço;
Efetuar pagamento do seguro contra incêndio e taxa contrato;
Contrato social e as alterações contratuais anteriores da empresa;
Cartão do CNPJ;
Cartão CGC (Cadastro Geral de Contribuintes);
Balanço patrimonial dos últimos dois exercícios;
Balancete mais recente;
Ficha de inscrição Estadual ou Municipal;
Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore), que deve estar assinada pelo contador com o número de CRC;
Comprovantes de propriedades da empresa (se houver);
Comprovante de endereço da empresa;
Ficha cadastral completa com referência da empresa;
Documentos de identificação dos representantes legais da instituição;
Comprovante de residência dos titulares da empresa.
Para a imobiliária, o fiador representa a garantia de que o aluguel será pago, sobretudo, em caso de inadimplência por parte do inquilino.
Sendo assim, entre os documentos para locação de imóvel, os fiadores de pessoas físicas precisam ter em mãos:
RG e CPF (se casado, também o do cônjuge)
Certidão de Estado Civil
Comprovante de renda (mínimo 3 vezes o valor do aluguel)
Comprovante de endereço
Registro de imóveis, matrícula atualizada dos últimos 30 dias, ou espelho do IPTU do ano ou IRPF;
Cópia do último IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) do imóvel.
Quando falamos sobre pensionistas e documentos para locação de imóvel, também devem ser apresentados comprovantes de recebimento de aposentadoria ou pensão através de extrato bancário.
Ainda, as comprovações das movimentações precisam ser referentes aos últimos três meses.
Depois de chegar até aqui, você já sabe quais são os documentos para locação de um imóvel. Então, vamos apresentar algumas opções de garantias locatícias que as imobiliárias podem oferecer.
O fiador é uma das maneiras mais tradicionais de garantia, exigindo que o indivíduo possua pelo menos uma propriedade sem dívidas, assim como uma renda que exceda 3 vezes o montante do aluguel.
Com o seguro fiança, você consegue assegurar o pagamento através de uma instituição financeira.
Embora haja variação do valor de uma seguradora para outra, os preços podem ser parcelados em até 12 vezes.
Caso você esteja com um imóvel parado e a fim de alugá-lo o quanto antes, a Jorge Paiva Imóveis sabe como anunciar a sua propriedade.
Contamos com um site completo, visualmente agradável e com boa usabilidade, capaz de atrair pessoas que querem usufruir de um imóvel exatamente como o seu.
Também realizamos anúncios atrativos da sua propriedade, tudo para que você não perca mais tempo e feche um ótimo negócio.
Agora que está preparado e por dentro dos principais documentos para locação de imóvel, que tal localizar o seu lugar dos sonhos? Confira todas as nossas opções!
Desde que iniciou suas atividades, a Jorge Paiva Imóveis vem trazendo inovações para o mercado imobiliário. Focada na qualidade de atendimento e serviços prestados, possui uma equipe de profissionais treinados e capacitados para um atendimento honesto, eficaz e transparente.