Uma dúvida comum na hora de comprar um imóvel é entre optar pela casa ou apartamento. Quem tem filhos, acaba sempre com uma preocupação extra, afinal, qual é o imóvel certo para que a criança possa se desenvolver e atingir todos os seus potenciais?
Para lhe ajudar a tomar essa decisão, e em comemoração ao mês das crianças, montamos este conteúdo com todas as informações que você precisa. Confira!
Morar em casa é ideal para quem deseja ter mais espaço para as crianças. Principalmente naquelas com quintal e área de lazer. Assim você poderá deixar os pequenos correrem e se divertirem. É possível ter plantas, piscina, animais de estimação e tudo o que você desejar dentro da sua área interna.
Além disso, há menos problemas com barulhos. A gente sabe que criança em casa é sinônimo de bastante correria e diversão – o que, algumas vezes, pode atrapalhar os vizinhos que morem muito próximos.
E se você está com criança nova em casa, como um bebê recém-nascido, não deseja que o barulho dos vizinhos atrapalhe o sono dele, não é?
Além disso, se a casa não ficar dentro de um condomínio, você não terá de arcar com a taxa mensal – e nem obedecer às regras do condomínio, embora, é claro, algumas regrinhas básicas de convivência são sempre importantes.
Assim, podemos resumir as principais vantagens de morar em casa como:
menos barulho dos vizinhos;
não é preciso seguir as regras do condomínio;
não é preciso arcar com a taxa de condomínio;
você pode ter os animais de estimação que desejar, bem como diferentes espécies de plantas;
há mais espaço para construir área de lazer e para as crianças brincarem.
Apesar das inúmeras vantagens, morar em casa também tem seus pontos negativos e é preciso ficar atento a eles.
Embora você não tenha de pagar a taxa de condomínio, por exemplo, terá que lidar sozinho com os custos de manutenção, como pintura, cuidados com a área de lazer, jardinagem etc. – sendo que em um condomínio esses valores são divididos entre todos os moradores.
Para ter uma boa infraestrutura de lazer, você terá que construir cada uma delas e, dependendo do tamanho da sua casa, não será possível ter acesso a tudo que um condomínio bem equipado oferece, como piscina, academia, playground, brinquedoteca etc.
Outro ponto desfavorável é em relação à segurança. Por mais que você invista em sistemas de câmera de monitoramento e alarmes, sua casa ficará na rua, podendo ser acessada por qualquer pessoa, aumentando os riscos.
Em resumo, então, as desvantagens de morar em casa são:
menor segurança;
custos de manutenção podem ser altos;
é preciso construir a área de lazer.
Morar em apartamento tem se tornado uma opção cada vez mais comum na vida dos brasileiros, especialmente porque esses imóveis têm um custo menor. Isso significa que é possível comprar um imóvel bem localizado, pagando menos.
Além disso, os apartamentos contam com muito mais segurança nos condomínios, com a presença de portaria 24 horas, cerca elétrica, monitoramento por câmera de segurança e vários outros atrativos, além do controle de entrada. Dessa forma, só pessoas autorizadas por você e pela sua família terão acesso a sua casa.
Para as crianças, morar em condomínio é uma ótima maneira de fazer novas amizades. Afinal, elas podem brincar juntas nas áreas de lazer, criando laços importantes para toda a vida. Os pais, é claro, também podem se beneficiar com esse contato social, conhecendo novas pessoas e fazendo parte de uma comunidade.
Outro ponto positivo é que você não precisará se preocupar com a manutenção das áreas de lazer e áreas comuns, já que isso é de responsabilidade do condomínio e os valores são rateados entre todos os moradores.
Aliás, a estrutura de lazer, dependendo do condomínio, também é um ponto positivo. Já que muitos contam com vários atrativos, como piscinas, academias, quadras poliesportivas, salão de festas, brinquedoteca, playground etc. – que são interessantes tanto para as crianças como para os adultos.
Por fim, não podemos deixar de lembrar a facilidade de manter diariamente um apartamento, já que você não terá quintal para cuidar, sendo mais prático manter tudo em ordem.
Assim, entre as vantagens de morar em apartamento estão:
mais segurança;
imóveis mais baratos;
ótimo contato social;
não há preocupação com a manutenção;
boa estrutura de lazer (dependendo do condomínio);
mais fácil de arrumar e manter no dia a dia.
Por outro lado, morar em apartamento também tem seus pontos negativos – e que precisam ser considerados.
O primeiro, claro, é a proximidade maior com os vizinhos, o que significa mais questões com barulho (tanto seus, como dos outros). As crianças, em casa, podem brincar e acabar incomodando os vizinhos, sendo necessário ter um cuidado redobrado.
Em relação às famílias que têm animais de estimação, alguns condomínios possuem regras para a circulação deles pelas áreas comuns.
Também será preciso pagar uma taxa mensal e seguir as regras estipuladas no regimento interno.
Assim, em resumo, as desvantagens são:
proximidade com os vizinhos;
menos privacidade e autonomia;
diversas regras que precisam ser seguidas.
E em relação ao tamanho? Muitos acreditam que os apartamentos são muito pequenos, principalmente para quem deseja criar os filhos.
É claro que, em geral, eles têm metragens menores que as casas, porém, atualmente, há plantas para todos os públicos, inclusive apartamentos espaçosos, com varandas que ajudam a aumentar a sensação de espaço – além de condomínios super bem equipados.
Esse ponto também depende muito do tamanho da sua família, por isso deve ser ponderado caso a caso.
Já deu para notar que morar em casa ou apartamento sempre possui vantagens e desvantagens, certo? Escolher o melhor depende do seu perfil e do perfil da sua família.
Quem deseja ter privacidade e uma área de lazer própria, além de poder criar e seguir suas próprias regras, certamente se sentirá melhor vivendo em casa.
Já se a sua família tem uma vida corrida, se você deseja criar seus filhos com mais segurança ou se quer ter acesso a uma área de lazer mais bem equipada, os apartamentos são as melhores opções.
Independentemente de você escolher morar em casa ou apartamento, a Jorge Paiva Imóveis possui excelentes imóveis, capazes de agradar a todos os perfis. Acesse nosso site e confira!
Desde que iniciou suas atividades, a Jorge Paiva Imóveis vem trazendo inovações para o mercado imobiliário. Focada na qualidade de atendimento e serviços prestados, possui uma equipe de profissionais treinados e capacitados para um atendimento honesto, eficaz e transparente.