O mercado imobiliário está aquecido. Mesmo com a alta da taxa Selic, o total de novas unidades comercializadas no primeiro trimestre de 2022 teve um aumento de 6,2%, de acordo com um levantamento da Abrainc e da Fipe.Para aproveitar essa alta, contudo, é preciso saber como anunciar um imóvel.
Afinal, quando o anúncio é bem feito, está presente nas plataformas adequadas, há mais chances de atrair interessados e de fechar negócio.
Você deseja vender ou alugar seu imóvel, mas não sabe como anunciá-lo? Confira esse conteúdo completo que montamos!
Quer aumentar o número de interessados na sua casa ou apartamento à venda ou para locação e, com isso, fechar um bom negócio? Confira as principais dicas para anunciar um imóvel sem erros.
O visual é extremamente importante para anúncios de imóveis. Por isso, foque em fazer boas imagens e também pense em adicionar alguns vídeos. Esses itens ajudam o cliente a tirar dúvidas e a se imaginar dentro do imóvel.
Mas, é claro, você só conseguirá isso se usar boas imagens. Evite erros comuns, como: tirar fotos de locais desarrumados ou com animais de estimação, tirar fotos escuras, decorar excessivamente o espaço, não enquadrar direito ou tirar fotos tremidas e de baixa resolução.
As principais dicas são:
aproveite a luz do ambiente para fotografar e dispense o flash. Sempre faça fotos durante o dia. Abra as janelas para a luz natural entrar e, se for necessário, acenda as luzes do cômodo, para que o ambiente fotografado fique mais claro;
capriche na foto principal, ou seja, que aparecerá primeiro no anúncio. Ela deve destacar o principal ponto atrativo do imóvel. As piscinas e espaços de lazer tendem a ser bem atrativas;
sempre mantenha o espaço limpo e com uma decoração neutra. Assim, você conseguirá dialogar com um número maior de pessoas;
atente-se a organização dos ambientes. Retire vasos em excessos, revistas, jornais, roupas, fios e outros objetos;
pense nos itens que mais agregam valor ao imóvel, como varandas, piscinas, churrasqueiras, áreas externas, locais que passaram por reforma, closets etc;
preste atenção no ângulo das imagens e evite tirar fotos contra luz.
Se quiser tornar seu anúncio ainda mais atrativo, faça um vídeo como um tour online ou pequenos vídeos apresentando algum cômodo de destaque da casa. Percorra com o vídeo o ambiente e depois edite para que ele fique interessante para os possíveis compradores.
Outra dica interessante é adicionar a planta do imóvel ao seu anúncio. Assim, os interessados conseguem ter uma noção melhor da distribuição dos cômodos, metragens e outros detalhes que podem ser difíceis de serem percebidos apenas pelas imagens.
Quanto mais informações seus possíveis compradores tiverem, maiores as chances de eles se interessarem pelo seu imóvel.
A descrição é outro ponto muito importante, porque é a partir dela que o usuário entenderá melhor as imagens que viu. Assim, foque em colocar as informações indispensáveis do seu imóvel, como:
quantidade de quartos e quantos são suítes;
cômodos que possuem móveis planejados;
cômodos que são integrados;
garagem para quantos carros;
revestimentos usados (no caso de porcelanatos ou materiais nobres, é válido destacar esses atributos na descrição);
posicionamento do sol;
metragem do terreno e de construção;
itens de segurança que o imóvel oferece;
área de lazer (tanto da casa, como do condomínio);
informações do condomínio (atrativos, segurança, o que está incluso na taxa de condomínio e de qual é o valor);
valor do IPTU;
valor da residência, se aceita negociação ou venda por financiamento.
Caso esteja criando um anúncio online do seu imóvel, é importante, ao escrever a descrição, incluir algumas palavras-chaves.São termos que as pessoas usam para encontrar as informações que precisam na internet.
As palavras-chaves podem ser usadas na descrição e também nas hashtags adicionadas ao seu anúncio.
Então, pense em como possíveis interessados para seu imóvel poderiam pesquisar por ele na internet.
Por exemplo: casa 3 quartos na cidade X ou no bairro Y, casa nova à venda em determinada localização, apartamento com planejados em determinado bairro, casa com piscina em tal local e assim por diante.
A localização é uma informação crucial e não pode ficar de fora do seu anúncio. Informe, na descrição, onde o seu imóvel fica. Você não precisa colocar o endereço completo, especialmente se morar no imóvel, por questões de segurança. Mas pode informar o bairro e a cidade.
Aproveite para adicionar detalhes adicionais. Por exemplo, seu imóvel fica perto de algum parque ou local conhecido da sua cidade? Adicione essa informação. Como, “casa localizada no bairro X, há 5 minutos do centro e do Parque Y”. Ou “apartamento a 2 minutos do metrô X”.
Não tenha medo de parecer muito detalhista quando for fazer o anúncio de um imóvel. Na verdade, quanto mais informações úteis e importantes, melhor para atrair interessados.
Assim, lembre-se de incluir informações opcionais que podem ser diferenciais para pessoas que desejam comprar um imóvel como o seu.
Por exemplo:
portaria 24 horas;
câmeras de monitoramento;
parquinhos e playground para as crianças;
espaço pet no condomínio;
proximidade com escolas, parques e outros atrativos;
mais vagas de estacionamento do que o usual;
em condomínios com vagas cobertas, esse é um diferencial importante.
Depois de criar todo o seu anúncio, não se esqueça de colocar as formas de contato, para que o interessado consiga tirar dúvidas e agendar uma visita. Quanto mais formas de contato, melhor. Desde que, claro, essas opções estejam disponíveis.
Ou seja, não adianta colocar o telefone de vários membros da família, se nem todos estarão disponíveis para atender ou tirar dúvidas. Ou, ainda, se as pessoas não têm informações sobre a venda.
Vale a pena incluir números de telefone (celular e fixo), WhatsApp, e-mail e redes sociais, se for o caso.
Anunciar um imóvel na internet é a melhor forma de conseguir expandir a visualização dele e, claro, aumentar suas chances de vendas. São vários os locais que você pode usar. Confira algumas.
As redes sociais são ótimas plataformas para divulgar seu imóvel. Especialmente o Facebook e o Instagram. Você pode anunciar no seu perfil pessoal e também em grupos destinados à compra e venda.
Existem vários grupos específicos de cidades e bairros em que é possível fazer anúncios. Você também pode procurar por grupos destinados à venda ou à locação de imóveis.
No Facebook, é possível anunciar no próprio marketplace da plataforma, de maneira gratuita.
Pense, ainda, no público que compraria ou locaria seu imóvel e busque por grupos relacionados. Por exemplo, se você tem um apartamento e deseja locá-lo para estudantes, busque por grupos de faculdades, repúblicas etc.
Existem vários sites de vendas, tanto específicos de imóveis, como gerais. Alguns permitem que você faça anúncios gratuitos e, em outros, é preciso pagar. Os mais usados são:
OLX;
Imovelweb;
Mercado Livre;
Zap Imóveis;
Viva Real;
Imocasa;
Lugar Certo (especializado na região de Minas Gerais);
Trovit;
Moving;
Viva Local;
Chaves na mão;
Casa Mineira (com foco no estado de Minas Gerais).
Por fim, é claro, vale muito a pena anunciar seu site em imobiliárias da sua cidade. Afinal, elas ainda são os canais mais usados por quem deseja comprar ou locar um imóvel.
Uma boa imobiliária realizará anúncios atrativos do seu imóvel, com fotos certas e uma boa descrição. Além disso, o corretor trabalhará em diversas plataformas. Tanto com o anúncio no site da imobiliária, como em sites de venda de imóveis, redes sociais e todos os pontos de interação com possíveis clientes.
Além de aumentar as chances de negociação do seu imóvel, você ainda fica mais tranquilo que toda a negociação será feita dentro da lei, sem surpresas desagradáveis e com a assessoria que você precisa.
Neste conteúdo, você viu as principais dicas para anunciar um imóvel. Como: fazer boas fotos, incluir vídeos e a planta no anúncio, fazer uma boa descrição com palavras-chaves, adicionar informações extras e a localização e incluir formas de contato.
Também viu dicas de sites para anunciar um imóvel e entendeu como as imobiliárias ajudam a aumentar as chances de negociar o seu imóvel.
Tem um bem que deseja vender ou alugar? A Jorge Paiva Imóveis pode ajudar. Contamos com profissionais qualificados e uma boa rede de comunicação para aumentar as chances de bons negócios. Entre em contato com nossas equipes!
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