Você sabia que o seu décimo terceiro salário pode ser um ótimo quebra galho na hora de garantir seu tão sonhado imóvel?
Apesar de parecer não ser o suficiente, a famosa gratificação de fim de ano pode ser muito útil para quem está planejando a compra do imóvel ou até mesmo para quem já está no meio de um financiamento. Confira agora quais as possibilidades e comece a se organizar.
Criado pela Lei nº 4.090, de 1962, o 13º salário é um dos principais benefícios trabalhistas, podendo ser pago em uma única parcela ou duas. Quando parcelado, o acerto da primeira fração deve ocorrer entre 1º de fevereiro e 30 de novembro; e a segunda até 20 de dezembro.
Essa bonificação é direito de todos os trabalhadores formalizados no Brasil, ou seja, com registro na carteira de trabalho.
Nos casos em que o trabalhador estiver exercendo suas atividades por um tempo inferior a um ano, ele também terá o direito de receber a gratificação, proporcional ao período trabalhado.
Aposentados e pensionistas também possuem o direito de receber, e também aqueles que recebem algum tipo de auxílio do governo, como: auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão.
Com o dinheiro em mãos, existem algumas possibilidades que podem te ajudar na hora de garantir um imóvel com a ajuda da sua gratificação de fim de ano. Elas são:
O valor de entrada, é um fator importante na hora comprar um imóvel, pois quanto maior for o valor de entrada, menor será o valor das parcelas.
Uma maneira óbvia de se utilizar a bonificação, é complementando o valor de entrada no imóvel a fim de facilitar o pagamento das futuras parcelas. Lembre-se de incluir o 13º nas simulações de financiamento para ter maior percepção da contratação.
Geralmente, com o valor assegurado pela Lei nº 8.692, as parcelas do financiamento não podem passar de 30% da renda familiar do comprador.
Mas, em caso de atraso de alguma parcela, utilizar o dinheiro extra para quitar a dívida é uma ótima opção. E para quem está com o pagamento em dia, adiantar as parcelas é uma ótima oportunidade para manter a vida financeira equilibrada.
Taxas de vistoria, custos com documentação, impostos e até mesmo as despesas com a mudança são alguns pontos que acabam sendo esquecidos durante o planejamento da compra.
O décimo terceiro salário pode também ser utilizado nesse caso. Seja poupando o valor antecipadamente, ou para quem esqueceu de incluir esses custos ao planejamento.
Independente de como você escolher utilizar o seu décimo terceiro salário, é importante ter um planejamento financeiro antes de iniciar todo o processo de compra ou financiamento de um imóvel.
Para manter um planejamento organizado, é necessário seguir alguns passos como:
Tenha controle da suas finanças pessoais;
Trace metas financeira;
Avalie o uso do cartão de crédito;
Poupe para ter uma melhor saúde financeira;
Crie uma estratégia para o dinheiro poupado;
Invista mesmo com pouco dinheiro;
Estabeleça um padrão de vida.
Esses passos podem, além de te ajudar a entender os seus gastos e economizar, podem te deixar preparado para possíveis imprevistos, ajudando na segurança financeira.
Agora que você já sabe como aplicar seu benefício de fim de ano, e usá-lo a favor do seu planejamento, está pronto para realizar o sonho do imóvel próprio?
Venha conferir as opções da Jorge Paiva Imóveis e encontre o lar perfeito para você!
Desde que iniciou suas atividades, a Jorge Paiva Imóveis vem trazendo inovações para o mercado imobiliário. Focada na qualidade de atendimento e serviços prestados, possui uma equipe de profissionais treinados e capacitados para um atendimento honesto, eficaz e transparente.