Na hora de escolher um novo lugar para se construir uma nova vida, são várias as opções que aparecem em nosso caminho, como loteamento fechado, aberto, condomínio, entre outros.
Dadas as opções, as dúvidas entre qual lote escolher para dar início à essa conquista podem ser mais comuns do que se imagina. Por isso, neste artigo, iremos te contar mais sobre as diferenças entre um loteamento fechado e um loteamento aberto e em qual deles vale mais a pena investir.
Confira a seguir.
Um loteamento é basicamente a divisão de um terreno em lotes, no qual serão realizadas construções ou edificações.
A forma como esses espaços são divididos se dá com base nas regulamentações vigentes no Plano Diretor Municipal de cada cidade, além de precisar estar de acordo com sua funcionalidade, isto é, o seu tipo.
Os loteamentos residenciais são aqueles no qual seus espaços são dedicados à construção de moradias, sejam casas, apartamentos ou residenciais.
Além disso, vale saber que, por estarem localizados em zonas consideradas residenciais, não costumam possuir nenhum tipo de comércio em seu interior.
Já os comerciais, ao contrário do tipo anterior, são espaços com lotes prontos para a construção de lojas, supermercados, clínicas de saúde, unidades de ensino, centros de distribuição, entre muitos outros estabelecimentos.
Esse tipo de empreendimento precisa estar em um bairro considerado comercial pela prefeitura municipal. Afinal, aqui não é permitido a construção de moradias.
Com base nos tipos já comentados acima, você já deve saber que esse é o modelo de loteamento dedicado à construções industriais.
Assim como o comercial e residencial, esse tipo de loteamento passa uma análise criteriosa sobre o impacto causado em seus arredores, seja na própria vizinhança ou até mesmo no meio ambiente.
Um loteamento fechado possui suas divisões de solo e empreendimentos imobiliários como qualquer loteamento aberto, porém o que o diferencia deste é que sua extensão pode ser fechada, por meio de uma autorização municipal.
Isso quer dizer que todo o seu espaço é limitado por muros ou cercas, além de planejado apenas para um determinado número de residências ou moradores.
A busca por loteamentos fechados têm crescido muito nos últimos anos, devido aos inúmeros benefícios apresentados a quem investe nesse tipo de empreendimento, como:
Segurança: loteamentos fechados podem contar com portarias que funcionam 24h, alarmes e câmeras que monitoram a entrada e saída de terceiros.
Localização: distantes dos centros urbanos, esses espaços oferecem aos moradores uma melhor qualidade de vida, longe dos ruídos e da poluição das cidades.
Estrutura: esses loteamentos contam com planejamento administrativo para lidar com questões relacionadas a sua estrutura, como a conservação de áreas comuns.
Natureza: geralmente, esse tipo de loteamento é rodeado por vegetação nativa e conta com áreas dedicadas ao contato com a natureza.
Entretenimento: Nesse local, playgrounds, piscinas, quadras e salão de jogos podem garantir ótimos momentos de lazer e relaxamento.
Valorização: um loteamento fechado possui alto potencial de valorização, proporcionando um aumento do seu patrimônio imobiliário ao longo dos anos.
Os loteamentos abertos são modelos mais tradicionais, sem restrições de espaço e acesso como as citadas no tópico anterior. Além disso, aqui o proprietário tem a posse apenas do lote em si, enquanto as áreas comuns continuam sendo públicas
O objetivo de um loteamento aberto é criar um ambiente equilibrado, sustentável e acessível, onde as pessoas possam viver, trabalhar e desfrutar de uma boa qualidade de vida através do prático acesso às estruturas que atendem suas necessidades básicas.
Apesar de serem espaços mais simples, os loteamentos abertos também possuem uma procura significativa no mercado, devido a vantagens como:
Sustentabilidade: loteamentos abertos podem conter tanto lotes residenciais como comerciais, estimulando a economia local e gerando emprego no próprio local.
Acessibilidade: como a administração é feita pelo município, você não pagará taxas adicionais, além disso, os lotes costumam ser mais financeiramente acessíveis, devido à localização e infraestrutura local.
Praticidade: esses bairros geralmente são projetados para garantir a praticidade, com fácil acesso às vias públicas, transportes, escolas, comércios, etc.
Social: o loteamento aberto é projetado para incentivar o convívio entre as pessoas. Logo, suas áreas externas possuem o intuito de serem utilizadas por todas as pessoas, sem exclusividade.
Ao compreender melhor sobre as opções de loteamento fechado e loteamento aberto, o próximo passo é analisar qual deles será a melhor opção para atender todas as suas expectativas.
Pensando nisso, separamos os principais critérios que devem ser avaliados nesse momento.
Um dos fatores mais importantes para ter em mente antes de garantir o espaço ideal para investir, é definir qual orçamento você ou sua família possui para essa aquisição.
O ideal é fazer um comparativo com os gastos e despesas envolvidos nas duas opções e depois, ver qual oferece o melhor custo-benefício.
Considerado como um dos principais fatores ao escolher um imóvel, um loteamento fechado pode oferecer mais vantagens quando o assunto é a segurança, devido seus sistemas de vigilância.
Porém, vale ter em mente que nos loteamentos abertos ainda existe a possibilidade de instalação de sistemas individuais nas residências.
Esse fator também está diretamente ligado ao orçamento disponível para esse investimento. Por isso, coloque na balança o que vale mais a pena para você, investir em sistemas individuais de monitoramento, ou aproveitar os aspectos de vigilância do condomínio.
Se você é uma pessoa que preza pela privacidade, com certeza irá identificar mais vantagens nos loteamentos fechados, afinal a circulação de pessoas nesse ambiente é totalmente controlada.
Porém, quem não tem problemas com a movimentação dos bairros, não terá dificuldades ao investir em um espaço em loteamentos abertos.
Além das dicas citadas acima, contar com empresas especializadas para encontrar o terreno ideal para você em um loteamento fechado ou aberto, será uma ajuda que fará toda a diferença.
Afinal, com o acompanhamento de profissionais, você poderá não só facilitar a sua procura por um novo lote como também terá a certeza de que está fechando um negócio com segurança.
A Jorge Paiva Imóveis, por exemplo, conta com diversas opções para garantir o melhor investimento para a sua vida. Entre em contato com nossos consultores e encontre o ideal para você.
Desde que iniciou suas atividades, a Jorge Paiva Imóveis vem trazendo inovações para o mercado imobiliário. Focada na qualidade de atendimento e serviços prestados, possui uma equipe de profissionais treinados e capacitados para um atendimento honesto, eficaz e transparente.