A tarifa de energia está cada dia mais cara. Em 2022, os ajustes acumulados chegaram a 24%. Em 2021, a conta de luz residencial já tinha subido em média 8,25%, de acordo com os dados da Aneel. Para fugir desse cenário, muitas pessoas estão investindo na energia solar residencial.
Um sistema fotovoltaico permite gerar energia para usar na sua casa a partir da luz solar. Se antes a tecnologia era cara e inacessível, hoje a realidade está bem diferente. Afinal, existem até linhas de financiamento específicas para quem deseja investir na tecnologia.
Além de todos os benefícios para o bolso e para o meio ambiente, a energia solar residencial ainda é capaz de valorizar os imóveis. Está pensando em investir nessa solução, mas não tem ideia se ela realmente vale a pena? Veja as dicas que separamos!
Há alguns anos, instalar um sistema fotovoltaico residencial era muito caro. E, por isso, apenas algumas pessoas conseguiam ter acesso à tecnologia. Mas hoje a situação está bem diferente, com opções econômicas e até linhas de financiamento específicas.
O preço médio de um kit de energia solar residencial varia muito, dependendo da quantidade de painéis, tipo de tecnologia e tipo de painel. A média pode girar de R$11.500 até quase R$50 mil.
Se você não tem esse montante agora, pode investir nas linhas de financiamento específicas. Qualquer consumidor conectado à rede elétrica e apto a ingressar no sistema de geração distribuída no Brasil pode ter um sistema financiado.
As melhores linhas cobrem 100% do projeto com limites de crédito capazes de atender instalações em residências de diferentes portes e tamanhos. Também existem linhas específicas para comércios, empresas, indústrias e agronegócio.
Você pode optar por alternativas com ou sem entrada.
Apesar de ter um valor mais acessível, a energia solar fotovoltaica ainda é um investimento alto para a maioria das pessoas. Mas se você tem essa possibilidade, com certeza ela vale muito à pena.
Especialmente se formos considerar os constantes aumentos nas tarifas de energia. Infelizmente, a previsão para os próximos anos é que o Brasil sofra cada vez mais com períodos intensos de seca. E como não há mudanças significativas na forma como geramos energia, ainda dependeremos das termelétricas nessas situações. Que são mais caras e poluentes.
Gerar sua própria energia, portanto, é uma forma de economizar e de não depender da concessionária. Em alguns anos, o sistema se paga e você poderá usufruir dos benefícios. Afinal, a durabilidade do sistema é alta, acima de 25 anos.
Outro ponto que merece destaque é que um imóvel residencial com energia solar valoriza muito.
Uma pesquisa feita pela Green Build Council Brasil mostrou que os imóveis sustentáveis chegam a ter uma valorização de 30% quando comparado a imóveis semelhantes sem essas soluções.
A medida que as preocupações com a sustentabilidade avançam na nossa sociedade, a tendência é que estes imóveis se tornem ainda mais procurados e valorizados.
No mercado imobiliário, a cada ano vemos uma procura maior por imóveis que já contam com a energia solar integrada, além de outras soluções sustentáveis, como projetos de reaproveitamento de água.
Afinal, para o comprador, um imóvel com essa solução traz a possibilidade de economizar na conta de luz. Então, se você tem dois imóveis semelhantes em vista, sendo que um te permite economizar dinheiro e outro não, qual você iria optar? Não é uma decisão muito complicada, não é mesmo?
É claro que a valorização de imóveis é um ponto super importante que a energia solar residencial é capaz de trazer. Mas esse não é o único benefício. Entre os principais, podemos citar:
proporciona economia significativa na conta de luz, que pode chegar a até 90%;
é possível ter retorno do investimento no curto prazo, em torno de 4 a 7 anos o sistema já se pagou e após esse período, a economia gerada é lucro;
o sistema tem baixa manutenção, com necessidade de limpeza dos módulos (pode ser feita pelo próprio morador) e revisão elétrica a cada um ano;
o sistema tem alta durabilidade, em geral acima de 25 anos;
você não fica dependente das concessionárias e nem da política de reajustes da energia do governo;
é possível ter uma energia limpa em casa, reduzindo o seu impacto ambiental e ajudando o meio ambiente.
Além da energia solar residencial, existem outras dicas que podem ajudar a valorizar seu imóvel e torná-lo mais atrativo para os potenciais compradores. Não sabe quais são? A Jorge Paiva Imóveis te ajuda!
Capriche na pintura interna e externa, dando preferência para as cores neutras e os tons pastéis, que costumam agradar diferentes perfis e estilos de compradores.
Troque pisos antigos e desgastados, preferindo opções mais modernas, como porcelanatos.
Melhore a fachada, renovando a pintura, o jardim, melhorando a iluminação ou colocando um sistema elétrico no portão.
Renove a segurança, instalando câmeras de monitoramento e outros sistemas inteligentes.
Faça manutenção nas instalações elétricas e hidráulicas, assegurando que tudo está funcionando corretamente.
Assegure que a documentação está em dia e que a escritura esteja no nome do proprietário atual. Se esse cuidado não for tomado, pode ser difícil para o novo comprador financiar o imóvel, reduzindo o poder de atratividade dele.
Mantenha as contas pagas e o IPTU em dia.
Invista em móveis planejados, principalmente para cozinhas e quartos. Opte por móveis em cores claras e neutras e um design atemporal.
Use materiais de boa qualidade, especialmente no mobiliário, acabamentos, torneiras, janelas e outros elementos.
Mantenha o ambiente limpo e arejado, sem cheiro de guardado, mofo, odores de animais de estimação e outros que demonstram falta de cuidado e higiene.
Invista em um bom paisagismo ou pense em adicionar uma área de lazer, como churrasqueira.
Faça uma reforma, especialmente caso seu imóvel seja muito antigo. Tente integrar cômodos e modernizar o layout.
Agora que você já sabe que a energia solar residencial ajuda a valorizar o imóvel e viu alguns truques e dicas importantes para aumentar a atratividade do seu imóvel, que tal contar com uma boa assessoria imobiliária?
A Jorge Paiva Imóveis pode ajudar a vender seu bem por um preço superior. Afinal, contamos com corretores especializados e uma rede de divulgação forte, garantindo que seu imóvel chegará até o público certo. Ficou interessado? Entre em contato conosco!
Desde que iniciou suas atividades, a Jorge Paiva Imóveis vem trazendo inovações para o mercado imobiliário. Focada na qualidade de atendimento e serviços prestados, possui uma equipe de profissionais treinados e capacitados para um atendimento honesto, eficaz e transparente.