Na vida adulta, a dúvida entre alugar ou comprar imóvel é mais comum do que você imagina.
Trata-se de uma decisão que pede por uma boa reflexão, visto que depende de planejamento, organização, simulação, renegociação de dívidas e, principalmente, de levar em consideração a fase da vida em que você está.
Para ajudar a clarear as ideias e fazer a melhor escolha possível, nada como colocar na ponta do lápis os prós e contras de alugar ou comprar imóvel.
Ao longo deste artigo, você terá a oportunidade de descobrir se está preparado para dar o próximo passo e quais são os pontos positivos e negativos tanto da locação quanto do investimento em uma propriedade. Continue conosco até o final!
Se você está em um momento em que não quer se comprometer a longo prazo, seja porque pensa em se mudar para uma outra cidade, possui uma renda instável, está vivendo uma transição de carreira ou de incertezas financeiras, o aluguel pode ser uma escolha mais segura.
Geralmente, quando você aluga um imóvel, realizar reparos e cuidar da manutenção são responsabilidades do proprietário, o que é bastante vantajoso caso não queira lidar com esse tipo de preocupação ou não tenha uma reserva financeira para arcar com custos adicionais.
Além disso, o aluguel permite que você tenha um lugar para morar, mas sem precisar encarar o compromisso de uma prestação de financiamento imobiliário, pagamento de juros, impostos e outras despesas semelhantes.
Como queremos ajudar você na importante decisão entre alugar ou comprar imóvel, a seguir, confira os principais benefícios de optar pelo aluguel.
Entre alugar ou comprar imóvel, o aluguel oferece uma maior liberdade e flexibilidade para que você explore diferentes bairros e descubra o que mais combina com o seu ritmo, gostos pessoais e estilo de vida em geral.
Dependendo da realidade do mercado imobiliário, o valor do aluguel pode ser menor do que a soma da parcela de um financiamento com os possíveis gastos de manutenção e melhorias no imóvel.
Se morar de aluguel é a melhor opção para você no momento, mas gostaria de conquistar a casa própria, a locação possibilita que guarde uma quantia mensalmente até acumular o suficiente para dar de entrada em um imóvel.
Tudo tem seu lado bom e seu lado ruim, o que não seria diferente com a locação. Logo abaixo, você ficará por dentro das principais desvantagens de escolher o aluguel.
Quando você decide alugar uma propriedade, significa que não está construindo um patrimônio e está pagando para morar em um lugar que não será seu. Diferente do aluguel, ao pagar pelo financiamento de um imóvel próprio, você terá um bem em seu nome ao quitá-lo.
Ao alugar, você está vulnerável a reajustes no valor do aluguel e até mesmo à possibilidade de não ter o contrato renovado. Essas duas situações podem gerar a necessidade de você procurar por um outro endereço para chamar de lar.
Uma das maiores desvantagens de escolher o aluguel entre alugar ou comprar imóvel são as regras e restrições determinadas pelo proprietário. Isso porque elas podem limitar mudanças no imóvel ou impedir que você tenha animações de estimação.
Se hoje você conta com uma renda estável, tem o valor necessário para dar de entrada em um imóvel, é capaz de assumir a prestação de um financiamento imobiliário e consegue arcar com taxas e despesas de manutenção, investir na casa própria pode ser uma ótima decisão.
O que acontece é que ter estabilidade financeira sólida é um dos principais pontos para quem deseja sair do aluguel, estabelecer raízes em um lugar por um longo período e desfrutar de uma vida repleta de segurança.
Na hora de solicitar um financiamento imobiliário, lembre-se que é recomendado que o valor das parcelas do empréstimo bancário, incluindo impostos e seguro, não ultrapasse 30% da sua renda mensal bruta. Assim, você consegue manter as finanças saudáveis e não comprometer de maneira nociva o orçamento mensal.
Para você não ter mais dúvidas entre alugar ou comprar imóvel e fazer a melhor escolha, a seguir, confira os principais benefícios de adquirir uma propriedade.
Ao comprar um imóvel, você está construindo um patrimônio que pode ser passado para as próximas gerações da sua família. A cada parcela paga do financiamento imobiliário, a dívida é reduzida e parte do valor é convertido em patrimônio.
Quando você opta por realizar o sonho da casa própria, também está investindo o seu dinheiro em um ativo que, muito provavelmente, vai aumentar de valor expressivamente no decorrer dos anos. O melhor? Trata-se de um crescimento sólido e contínuo.
Entre alugar ou comprar imóvel, quer saber o que te protege das oscilações do mercado imobiliário e oferece mais segurança financeira? A aquisição de um apartamento ou de uma casa, uma vez que o valor do aluguel tende a aumentar com o tempo e pode afetar as suas finanças.
Antes de fazer uma escolha que pode mudar a sua vida, é sempre bom olhar com atenção para os seus pontos fracos. Logo abaixo, você ficará por dentro das desvantagens de comprar um imóvel.
Normalmente, a compra de um imóvel pede por um investimento inicial significativo, visto que você não só precisa pagar a entrada, como também há uma série de despesas com taxas de registro, seguro, possíveis reformas e impostos.
Entre alugar ou comprar imóvel, optar por adquirir uma propriedade é assumir um compromisso financeiro por muitos anos, já que existem financiamentos imobiliários que podem chegar a 35 anos. Isso pode tanto limitar as suas possibilidades quanto dificultar mudanças em sua vida ou até mesmo planos.
Caso você queira respirar novos ares, ter uma vizinhança diferente ou mudar seu estilo de vida, não será nada simples frente às implicações do financiamento imobiliário que assumiu.
Agora que você já sabe se deve alugar ou comprar imóvel, o que acha de conferir o portfólio imobiliário da Jorge Paiva Imóveis? Encontre o endereço dos seus sonhos agora mesmo!
Desde que iniciou suas atividades, a Jorge Paiva Imóveis vem trazendo inovações para o mercado imobiliário. Focada na qualidade de atendimento e serviços prestados, possui uma equipe de profissionais treinados e capacitados para um atendimento honesto, eficaz e transparente.