Bonitos, práticos e funcionais, os móveis planejados estão cada vez mais presentes nas casas dos brasileiros, ajudando a otimizar os ambientes e a deixar os espaços ainda mais personalizados.
Porém, este não é um investimento tão barato – e por isso, é importante ter atenção na escolha, evitando acabar se frustrando ou com móveis que não tenham relação alguma com o seu estilo e as suas necessidades.
Para lhe ajudar nessa tarefa, montamos este conteúdo completo recheado de dicas. Vem ver!
Os valores dos móveis planejados podem variar bastante, dependendo do que será feito, dos materiais, das cores e dos acabamentos, além, é claro, do profissional e da região onde você mora.
Em média, esse tipo de móvel custa entre R$ 900 a R$ 1500 o metro quadrado. Então, quanto maior for a sua casa e mais móveis ela tiver, mais caro será o serviço.
Como explicamos, dependendo do material usado, o preço poderá ser maior ou menor. Algumas opções e seus respectivos valores são:
É claro que esses valores estão diretamente relacionados à qualidade do material e a durabilidade dele. Um móvel de madeira maciça, por exemplo, durará muito mais tempo do que um de compensado, fazendo com que, no longo prazo, você gaste menos.
Como os móveis planejados não são exatamente baratos, é preciso que você planeje antes o que deseja, garantindo, assim, que o mobiliário terá funcionalidade no seu dia a dia, ajudando a organizar tudo o que precisa. Veja algumas dicas que separamos.
O primeiro passo é conhecer suas necessidades, desejos e estilos. Avalie em quais cômodos você precisará dos móveis e quais serão eles, como guarda-roupas, armários para a cozinha e lavanderia, armário para o banheiro e lavabo etc.
Pense também no estilo decorativo da sua casa e que tenha mais relação com o seu estilo de vida e personalidade. Não se esqueça da funcionalidade, considerando tudo o que você precisa organizar, assim será mais fácil definir, por exemplo, quantas gavetas os guarda-roupas precisam ter, qual a distância entre as prateleiras dos armários de cozinha e outros pontos.
Avalie o orçamento que você tem e o espaço destinado à instalação dos móveis, além da sua rotina. Escolhendo os móveis certos.
As cores são fundamentais para a decoração e podem deixar seus ambientes mais amplos e espaçosos. Em ambientes pequenos, como os banheiros, prefira tons claros e neutros que ajudam a ampliar visualmente o espaço, como os tons de branco, cinza, bege, azul e verde claro. Caso queira usar tons mais escuros, deixe para os detalhes.
Nos quartos, as tonalidades neutras também são boas escolhas, porque estimulam a tranquilidade – e ainda são fáceis de combinar em qualquer estilo decorativo.
Para a cozinha, tudo dependerá do seu estilo. Se gosta das cozinhas clean, prefira os tons de branco e cinza, que estão em alta. Mas se você faz mais o estilo criativo, que tal mesclar tons claros com outros mais fortes? O cinza e o amarelo, por exemplo, são as cores desse ano e ficam excelentes em cozinhas industriais e urbanas.
Por fim, uma dica que pode facilitar é considerar a cor do piso do ambiente. Tente usar cores contrastantes, mas que combinem entre si, ajudando a exaltar o piso e os móveis.
Aproveite para pesquisar na internet algumas inspirações, assim será mais fácil quando você for fazer orçamentos e projetos. Procure no Pinterest e no Instagram, por exemplo, fotos de móveis planejados que você goste.
Em ambientes pequenos, vale a pena pesquisar sobre inspirações de móveis multifuncionais e capazes de otimizar o espaço, trazendo ainda mais funcionalidade com soluções criativas.
Com o esboço da sua ideia em mãos, é hora de começar a cotar com algumas empresas. Procure na internet e peça referência a amigos e profissionais do setor para definir as melhores empresas próximas de você.
Outra dica é já levar as medidas do local onde você pretende instalar os móveis. É claro que os profissionais contratados farão a medição, mas tendo esses dados em mãos você facilitará a negociação.
Não se acanhe em perguntar ao vendedor sobre outras alternativas de cores e acabamentos, orçando em diferentes estilos para ter uma ideia das possibilidades de valor.
Quando for escolher a empresa, não pense apenas no preço, considere o custo-benefício. Compare a qualidade de todos os orçamentos, como o material usado, cores, acabamentos, puxadores, corrediças, o prazo de entrega e montagem etc.
Se for possível, peça para visitar alguma local onde a empresa fez a instalação dos móveis, principalmente caso não haja showroom para você verificar a qualidade dos móveis planejados.
Um erro muito comum é se esquecer das instalações elétricas na hora de planejar e instalar os móveis, tapando tomadas, por exemplo. Na hora do projeto, atente-se a esses detalhes, pensando em tomadas, pontos de luz, interruptores e outros que possam precisar de ajustes.
Quando tudo estiver acertado, formalize a transação com um contrato, incluindo o projeto e especificando cores, materiais, prazos e multas contratuais, resguardando-se caso a empresa não faça a entrega no prazo ou a instalação não seja feita do jeito que foi prometido.
Para não ter dor de cabeça com os móveis planejados, lembre-se de escolher adequadamente o profissional.
Algumas dicas importantes nesse sentido são:
Já deu para notar que os preços de móveis planejados variam bastante não é? Mas existem alguns truques que ajudam a economizar, como:
Com essas dicas, ficou mais fácil escolher os móveis planejados para sua casa? Aproveite e curta a nossa página no Facebook para receber mais dicas bacanas como esta!
Desde que iniciou suas atividades, a Jorge Paiva Imóveis vem trazendo inovações para o mercado imobiliário. Focada na qualidade de atendimento e serviços prestados, possui uma equipe de profissionais treinados e capacitados para um atendimento honesto, eficaz e transparente.