Jorge Paiva
22/04/2020
Após a decisão de abrir um negócio, um detalhe muito importante e que pode mudar completamente o rumo que ele irá tomar é a localização. Estamos dizendo isso, porque é um dos principais pontos que devem ser avaliados. Não é atoa que a localização é um dos 4 Ps do Marketing, assim sendo, pensar no ponto do negócio, é tão importante quanto pensar nos seus produtos e serviços, precificação e promoções. Não adianta estar em um lugar onde o seu consumidor não poderá te encontrar, ou que seja de difícil acesso. Sem contar que o seu negócio deve se encaixar no modelo de imóvel ideal também.
Dito isso, decidimos te dar uma ajuda importante para escolher um lugar que vai auxiliar no seu sucesso empresarial. Está atento? Então segue comigo:
Estrutura e tamanho do imóvel:
De quanto espaço o seu negócio precisa? Suas compartições devem acomodar todos os seus móveis e suas necessidades devem ser bem atendidas. Verifique também se as condições estão em perfeito estado, para não enfrentar problemas futuros. A quantidade de cômodos é suficiente? Você precisa de algum lugar para estoque, ou receberá clientes na sua empresa? Estacionamento é um diferencial, ou indispensável? Coloque tudo isso na balança, não deixe se levar apenas pela primeira impressão.
Prazo do contrato:
Este não deve ser por tempo indeterminado, pois seguindo as leis, caso o contrato seja por tempo indeterminado, o proprietário do imóvel pode cancelar quando quiser com o único requisito de avisar 30 dias com antecedência. E claro, isso não é nenhum pouco benéfico para você e para o seu negócio. Portanto, ele deve ser determinado, onde terá uma data especificada, de no mínimo um ano.
O contrato deve ser por escrito:
O contrato verbal é bastante utilizado, porém não dá para deixar de tomar esse cuidado. O contrato verbal não garante alguns direitos. Opte sempre pelo contrato por escrito, pois, além de garantir direitos a mais, você poderá acrescentar cláusulas que não dêem espaço para prejuízos e inconvenientes.
Veja se a região é propícia para o seu negócio:
O lugar escolhido é acessível para o seu consumidor? Pense também na concorrência, pesquise quem são os moradores da redondeza, se é rota para seus futuros fornecedores. Tudo isso conta bastante para o sucesso da sua empresa.
O imóvel já possui alvará?
Se o imóvel adquirido nunca foi comercial, você precisará adequar o espaço e liberar um alvará, mas calma porque tirar este documento não é complicado, basta ir até a prefeitura de sua cidade com o número do IPTU em mãos para fazer o registro.
Você deve estar se perguntando se é melhor locar um “ponto” que já foi utilizado ou criar um novo do “zero”. E este é um segundo fator a se atentar bastante. Caso o “ponto” já tenha sido utilizado, é importante saber qual é a reputação, porque uma vez que ele foi “queimado”, mais dedicação e investimento em comunicação será necessário para mudar a opinião pública.
Se você está buscando empreender, ou está avaliando mudar a sua empresa de local, vá até a Jorge Paiva e fale com um dos nossos corretores. Todos são especialistas, e vão te mostrar as melhores opções para o sucesso e longevidade do seu negócio.
Conseguimos te ajudar com essas dicas? Então continue acompanhando o nosso blog e nossas redes sociais. A equipe da Jorge Paiva Imóveis está sempre a sua disposição!